domingo, 2 de dezembro de 2012

Os Órfãos do Mundo!







Órfãos famintos no Haiti.



O sofrimento de crianças que não têm pais tem aumentado vertiginosamente no mundo todo. Entre as muitas causas para que isto aconteça, estão as guerras civis em muitos países da África,  as guerras nos países do Oriente Médio e principalmente a Aids que assola impiedosamente os países da África subsaariana.

Uma pesquisa recente revelou que os anos de guerra no Iraque deixaram entre 800 mil e 1 milhão de crianças órfãs, sem um ou os dois pais. Aqui não está computado o número diário de homens que morrem na Síria e na recente crise entre Israel e os palestinos.

De acordo com agentes humanitários, o número é uma estimativa conservadora que não corresponde às milhares de crianças crescendo à sombra da violência no país.
Saif, de 12 anos, perdeu o pai e a mãe em um ataque a bomba – no qual ele também ficou ferido – na província de Diyala, em 2005.

"Eu não lembro o que aconteceu", ele diz, em voz baixa. "Eu era pequeno. Um homem chegou e me levou para outro lugar, e depois me disse o que tinha acontecido com meus pais. Não há vida quando você perde seu pai e sua mãe", conta o menino.

Saif está sendo criado em um orfanato particular onde, apesar do trauma que enfrenta, joga videogame e canta, além de sonhar em se tornar um ator quando crescer.
A verdade é que ninguém sabe ao certo o número exato de crianças iraquianas que, como Saif, foram deixadas órfãs graças à violência no país.

Brasil


De acordo com dados do Fundo da ONU para a Infância (Unicef), 3,7 milhões de crianças brasileiras são órfãs de pai ou de mãe. O Brasil está na nona posição entre os países em desenvolvimento com o maior número de órfãos no mundo. Entre as causas relacionadas a esse número tão espantoso está a crescente violência devido ao tráfico de drogas e as guerras entre a polícia e os grupos organizados de traficantes tanto em São Paulo como o Rio de Janeiro. Isso sem falar em outras cidades que não são muito noticiadas, como Salvador, onde o tráfico tem crescido de maneira também alarmante.

 Os dados do Unicef de 2006 revelam ainda que a perda do pai no Brasil é muito mais freqüente que a da mãe para muitas crianças. No total, cerca de 3 milhões de crianças no País sofreram a morte do pai. Entre os órfãos de pai e mãe, o número chegaria a 150 mil.(dados de 2006, mas que certamente aumentaram nos últimos seis anos!)

 O maior número de órfãos, no entanto, está na Índia com mais de 25 milhões  mas os países onde a Aids tem forte incidência contam com números cada vez mais expressivos de órfãos.

Entre os países que mais contam com órfãos está também a China, com 20 milhões, seguida pela Nigéria com 8,6 milhões, Indonésia com 5,3 milhões, Etiópia com 4,6 milhões e Bangladesh com 4,4 milhões de órfãos. Segundo o Unicef, o fenômeno não apenas tem um efeito psicológico devastador para essas crianças, como a profunda a pobreza em muitas regiões.


 Órfãos na Índia

Mundo

No total, cerca de 15,2 milhões de crianças em todo o mundo perderam seu pai ou mãe apenas por conta da Aids. 80% desses casos estão na África. No total, cerca de 2,3 milhões de crianças estão contaminadas pela Aids em todo o mundo. 380 mil crianças com menos de 15 anos morreram em 2006 por causa da doença e 530 mil novos casos foram registrados entre essa parcela da população.

Para o Unicef, cerca de US$ 30 bilhões serão necessários para reverter a situação de vulnerabilidade das crianças no mundo e, se nada for feito para frear o avanço da Aids, o número de órfãos da doença pode chegar a 25 milhões em 2013. (Arrisco que esse número poderá dobrar!)

O pior é que não tem sido feito muito progresso em procurar erradicar esse problema no mundo. Embora a ONU tenha lutado para lançar políticas que possam pelo menos amenizar o dilema dessas crianças, ainda muito precisa ser feito, principalmente como  atacar as causas que criam esse problema tão devastador para as crianças do mundo todo!

Isso só será possível o dia que o homem entender que o egoísmo é a causa principal dos principais problemas mundiais. Onde se colocam em primeiro lugar a soberania de suas nações, a busca incessante pelo poder tanto bélico como econômico e a supremacia de uma raça sobre a outra.

Eli.


Artigo baseado na BBC



Nenhum comentário:

Postar um comentário